Participação Cívica - um contributo que faz a diferença




A palavra “ crise” tem desencadeado na sociedade portuguesa uma reacção negativa a todo o contexto político. A mediatização excessiva, concorre para uma visão pessimista da capacidade que cada um de nós tem, para contribuir nas decisões políticas do futuro do país. Mesmo negro e difícil, é o que temos. Não adianta baixar os braços e submetermo-nos   a um determinismo das políticas e dos políticos. As conquistas do Pós 25 de Abril, sentem-se  nas melhorias  explícitas da qualidade  de vida. É inegável e irrefutável o progresso que o país atingiu, pese embora os constrangimentos das políticas impostas pela UE (mas tacitamente aceites), no âmbito da agricultura e das pescas. Não se pode ter a “memória curta”. Os responsáveis por esta situação têm nomes, mas o nosso contributo como cidadãos,  é decisivo.

Importa valorizar o que se conseguiu ao longo dos anos, em infra-estruturas e equipamentos, no acesso à saúde, à educação e à cultura, em suma, uma sociedade que apesar das fragilidades, é substantivamente mais justa.

É necessário, agora mais do que nunca, contribuir para uma cidadania ativa, de forma empenhada, que conduza a uma mudança.

Não se deve passar “procuração” a ninguém para decidir por nós o nosso futuro. O contributo de cada um é fundamental. O futuro constrói-se com a participação de TODOS. A Democracia assim o exige!
Rosa Ladeira

Sem comentários:

Enviar um comentário