CAFÉ COM... José Junqueiro, Miguel Ginestal e Joaquim A. Rodrigues

O FUTURO DE VISEU 

Estamos a pouco mais de meio ano das Eleições Autárquicas. O PSD (des)governa Portugal. O PSD-Viseu perderá o seu líder após 24 anos. As pessoas estão desiludidas: com as condições de vida, com a ausência de perspectivas de futuro, mas também com os políticos.

O PS tem de compreender isso. Mas a JS também. Temos de “ouvir mais a rua” e conseguir explicar as nossas alternativas. Não só a nível nacional, mas também em Viseu. Ouvir e estar à altura dos compromissos que assumimos. Para além disso, é essencial conhecer o passado, respeitar posições assumidas e olhar em frente com mais convicção.

A Concelhia de Viseu da Juventude Socialista lançou em 2012 a iniciativa "CAFÉ COM...", que pretendia ser um ciclo de tertúlias aberto a todos os cidadãos interessados, com a presença de personalidades que partilhariam os seus pontos de vista sobre o tema da sessão, lançando o debate para a plateia.

A primeira edição decorreu em Abril de 2012, com a presença de Elísio Estanque (Sociólogo, Investigador do Centro de Estudos Sociais e Docente Universitário), convidado para nos falar sobre “Os Jovens, a Política e o Associativismo”.

Em Julho de 2012, organizou-se a segunda edição. Desta vez, o tema foi “Ser Socialista no séc. XXI”, tendo como convidado Pedro Nuno Santos (Economista e Deputado do PS na Assembleia da República).

O pressuposto do próximo “CAFÉ COM…” será outro: discutir Viseu, conhecendo o passado, analisando o presente e prevendo o futuro.

Assim, temos como propósito lançar como tema “O Futuro de Viseu”. Para isso, iremos contar com a presença de 3 personalidades: José Junqueiro, Miguel Ginestal e Joaquim Alexandre Rodrigues. São personalidades bem conhecidas que lideraram projectos pelo PS para o concelho de Viseu. Deram a cara num concelho difícil para dar ao PS a oportunidade de fazer de Viseu um concelho diferente.

Tenho a certeza que o conseguiriam fazer. Teriam outras apostas, outras políticas, no sentido do desenvolvimento de Viseu, e não só do seu crescimento.

Numa fase em que José Junqueiro ouve os viseenses por todo o concelho no âmbito da candidatura do PS à Câmara Municipal de Viseu, temos como objectivos entender as diferenças nas propostas do PS ao longo dos últimos anos, e discutir como será Viseu daqui a 20 anos.

Será uma honra ter estas 3 personalidades juntas para debater connosco e será também um gosto contar com a presença de todos os viseenses que queiram partilhar os seus anseios e desejos para o futuro do nosso concelho.

Estamos certos que 2013 será o ano de viragem no concelho de Viseu. Mas não basta lutar pela liderança da Câmara Municipal. Temos de saber o que vamos para lá fazer, cumprindo uma governação municipal à altura dos novos desafios.

Estão todos convidados para este debate – dia 2 de Março (Sábado), pelas 21h30, no Hotel Príncipe Perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário