Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 
 
Hoje é o dia que o Parlamento Europeu, na sequência daresolução 60/7 de 1/11/2005 que instituiu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, adoptou também para evocar essa efeméride em evocação do dia em que as tropas soviéticas libertaram os detidos que restavam no campo de concentração de Auschewitz.

 Saúda-se o facto de o Ministério dos Negácios Estrangeiros ter emitido uma nota al...usiva à data, destacando o papel que diplomatas portugueses, nomeadamente Aristides de Sousa Mendes, tiveram fazendo escapar à morte milhares de pessoas, afrontando a ditadura de Salazar e o seu colaboracionismo com os nazis e sujeitando-se às correspondentes retaliações e perseguições do ditador português.

 Neste dia importará, mais uma vez, chamar a atenção para a lamentável situação em que se encontra a casa que foi de Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato e ao não avanço das várias soluções que têm sido apresentadas para lembrar este português para quem o direito à vida independentemenete de raças, religiões e opções de vida, era um direito inalienável.

 É que mal vai o país que não destaca aqueles que tiveram papel relevante na defesa desse direito, defesa porque tantos morreram na 2ª Guerra Mundial. Mal porque isso evidencia que não valoriza suficientemente os valores que devem ser simbólicos para o rumo da nossa existência.

Sem comentários:

Enviar um comentário