Viseu eleita a melhor cidade do país para viver


Os portugueses elegeram Viseu como a melhor cidade do país para se viver, ao contrário de Setúbal, que foi considerada a cidade do país com pior qualidade de vida. A capital lisboeta aparece como a segunda cidade com a qualidade de vida mais baixa.

Viseu foi eleita pelos portugueses, num estudo da DECO, a melhor cidade para viver do país, onde a saúde, a educação, a mobilidade e o meio ambiente proporcionam um ambiente de pela harmonia. Os viseenses apenas apontam a falta do mar.

O estudo foi realizado pela DECO entre Setembro e Novembro de 2011 e questionou uma amostra representativa da população de cada capital de distrito de Portugal Continental.

O mesmo estudo foi também realizado por associações de consumidores de Espanha,ItáliaBélgica e Brasil.

Por cá, Viseu é mesmo a cidade vencedora. “É a melhor cidade do mundo, não é de Portugal! Porque é limpa, asseada e tem tudo de bom para nós vivermos”, disse Francisco José, de 83 anos, à Renascença.

Também Maria Soares, participante da iniciativa “Actividade Sénior” da autarquia, partilha da mesma opinião e garante que Viseu “é uma boa cidade. Serena, calma. E temos um bom presidente da Câmara”, de acordo com a Renascença.

O consenso está igualmente presente entre os mais jovens, que consideram que a cidade tem as melhores escolas e uma boa qualidade de vida. A nível da saúde, os cidadãos visienses garantem também que não falta nada.

Relativamente aos pontos negativos, o desemprego e a falta de dinheiro são os problemas mais apontados, porém, é reconhecido que são problemas nacionais, ficando apenas a falta de mar como o único problema da cidade.

Viseu é também distinguida como a cidade que tem a melhor gente. “Ainda se dorme de portas abertas. É uma maneira de falar, as portas não estão escancaradas, senão entram as moscas!”, revelou José Correia, de 60 anos.

O Funchal, na Madeira, aparece no segundo lugar da lista das melhores cidades para viver, de seguida está Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira nos Açores, segundo o estudo da DECO.

Já as piores cidades para viver em Portugal são Setúbal, no último lugar da lista, e Lisboa, que ocupa o penúltimo lugar. Apesar de quase no fim da tabela, o Porto aparece à frente de Lisboa.

A nível internacional, entre os países entrevistados, Bruges, na Bélgica, foi considerada a melhor cidade para viver, ao contrário de Salvador, no Brasil, que foi eleita a cidade com pior qualidade de vida, de acordo com o estudo da DECO.

Sem comentários:

Enviar um comentário