Mau exemplo na gestão de um website: Município de Penedono

Todos reconhecemos o papel importante que a internet detém nos dias de hoje. Diria mesmo que é uma ferramenta imprescindível a qualquer estudante na pesquisa de informação e a qualquer empresário na divulgação do seu produto/serviço.
A maior parte dos Municípios deste país tem o seu espaço na aldeia global. Porém, há alguns que teimam em não aceitar as potencialidades que aí residem. Falo do caso concreto de Penedono.
Inconformados com a situação que se alastra desde, pelo menos, 2008, a Juventude Socialista de Penedono decidiu denunciar a má gestão praticada no website oficial do Município e alertar para uma melhoria do serviço. A carta enviada ao Presidente da Câmara Municipal, no passado dia 17 de Fevereiro, é aqui exibida:

"A Juventude Socialista de Penedono vem por este meio expressar o seu descontentamento relativamente à gestão do sítio oficial da Câmara Municipal de Penedono na internet (www.cm-penedono.pt).

Partilhamos algumas situações para reflexão e com as quais não nos identificamos:
  • Quem abre o site, depara-se na primeira página com uma Carta Aberta ao Sr. Deputado Hélder Amaral que data de Setembro de 2011. Será essa a informação mais actualizada e importante a disponibilizar a todos os usuários?
  • Passados 2 anos, a “Saudação” encontra-se ainda “Em Actualização”.
  • Quem são os membros da Assembleia Municipal eleitos? Também “Em Actualização”.
  • Sobre a Feira Medieval, apenas constam 8 fotos referentes a 2010! Tratando-se do evento anual mais importante do concelho, não merecia mais informação? Fotos, vídeos, reportagens… como chegar, onde dormir… tão incompleto!
  • Sobre o Mercado Magriço idem. Apenas umas fotos do ano 2010. Onde está a promoção aos produtos endógenos vendidos no certame?
  • Do Desfile Etnográfico de São Pedro apenas algumas fotos… e apenas do ano 2009!
  • As “Novidades” da Rede Social do Município de Penedono remontam também a 2009!
  • Faz sentido uma secção autónoma referente ao Cinema, Festas, Feiras e Romarias quando aí não consta qualquer tipo de informação?
O website oficial transmite uma má imagem de Penedono para o exterior e dificilmente satisfaz quem aí procura informação. Este não é o portal de boas-vindas que os penedonenses querem.

Esta situação denota um tamanho desleixo, pouco profissionalismo e um menosprezar da importância que a internet detém nos dias de hoje. Como é possível perder-se uma oportunidade de dar a conhecer Penedono de uma forma gratuita a todo o mundo? Não é falta de dinheiro… mas sim falta de vontade!

A Juventude Socialista de Penedono considera que é de toda a conveniência (e mesmo urgência) uma rápida intervenção no website da Câmara Municipal de Penedono de forma a mantê-lo constantemente actualizado, dotando-o de conteúdo informativo adequado, detalhado e pertinente. Acresce a necessidade de incluir novas ferramentas para que este seja o principal meio de comunicação com os munícipes e com todos os visitantes. Sugere ainda uma remodelação do ambiente gráfico."

A informação pode ser consultada também em jspenedono.blogspot.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário