Duas Listas candidatas à Concelhia do PS Viseu.



Ao longo dos últimos meses, tenho questionado alguns dos Militantes mais antigos do Partido Socialista de Viseu se ainda se lembram da última vez em que houve duas listas candidatas à Concelhia do PS Viseu: “isso já foi há muito tempo”, é a resposta mais comum.

Pois bem, os Socialistas de Viseu vão ter (finalmente) a possibilidade de escolher entre duas Candidaturas.

De um lado, a novidade: a Candidatura de Filipe Nunes, antigo Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista de Viseu e que desenvolve a sua actividade profissional nesta Cidade, no ramo da Consultadoria e Gestão de Empresas. Do outro lado, a recandidatura da actual Presidente da Concelhia.

Perante a existência de duas opções, sinto-me impelido a lançar um apelo a todos os Socialistas de Viseu, que julgo será subscrito por ambas as Candidaturas: antes de optarem, dêem uma oportunidade a ambas as Candidaturas para apresentarem as suas ideias e projectos.

Será seguramente do interesse de todos que o voto da maioria dos Militantes não seja norteado por questões de mera amizade ou pela lógica do primeiro contacto. Que nas próximas eleições vença a força da Razão, é o meu desejo sincero. A bem do Partido Socialista. A bem de Viseu.

Faço ainda um segundo apelo dirigido, em especial, aos que vão integrar as diferentes Candidaturas (Socialistas esses nos quais me incluo): discutam propostas, ideias, projectos, o passado, o presente e o futuro do PS e de Viseu.

- Como apoiar e valorizar os incansáveis Militantes Socialistas e Candidatos às Juntas de Freguesia pelo PS, que sempre dão tudo de si sem nada esperar em troca?
- Se, como os Vereadores do PS na Câmara recentemente afirmaram, 2013 é uma “janela de oportunidade” para o PS ganhar a Câmara de Viseu, como é que se pode convencer o eleitorado de Viseu a votar maioritariamente PS?
- Que avaliação do trabalho desenvolvido pelas estruturas locais do PS - Viseu?
- Quem deve decidir o Candidato à Câmara: um Secretariado ou todos os militantes do PS num espaço aberto e de diálogo?
- Os Candidatos à Câmara pelo PS devem ser escolhidos em função do seu perfil ou também em função das ideias que têm para o Município?

Tantas e tantas questões que merecem uma resposta…
Espero, de forma genuína, que o processo eleitoral seja esclarecedor quanto aos projectos e protagonistas e se centre, exclusivamente, no plano do debate de ideias e do debate político.

Finalmente, espero que as Candidaturas não cometam um erro que, muitas vezes, deixa marcas insanáveis: o facilitismo da crítica estéril, da intriga e da rotulagem de pessoas. Se houver essa tentação, resistam por favor: deixem os rótulos para as empresas de embalagens e as intrigas para as discussões de café ...sobre futebol.

O processo eleitoral que se avizinha é uma oportunidade única para o PS e para Viseu. Cabe a todos valorizar esta oportunidade, sendo certo que a existência de diferentes opiniões e estratégias para o Partido e para o Concelho de Viseu só fortalecerão a posição do Partido e da próxima Candidatura Autárquica.

Artigo publicado no Diário de Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário