Comunicado da Concelhia de Viseu da JS









CONCELHIA DE VISEU DA JS CONGRATULA-SE COM NOVA LEI DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE

A Concelhia de Viseu da Juventude Socialista (JS) vem por este meio aplaudir a aprovação, na Assembleia da República, do novo regime jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude (CMJ).

De acordo com José Pedro Gomes, acabaram as desculpas para não avançar com a efectiva implementação deste órgão no concelho de Viseu.

Segundo o dirigente concelhio, as alterações à Lei nº8/2009 de 18 de Fevereiro vão melhorar e agilizar o modelo funcional dos CMJ. De facto, as intenções de flexibilizar a composição dos CMJ em função das características dos municípios, clarificar a natureza dos pareceres emitidos e simplificar os mecanismos procedimentais foram cumpridas, depois de analisados e estudados os obstáculos, as dificuldades e o nível insuficiente de aplicação da Lei já referida.

É preciso não esquecer que o objectivo final desta aprovação é a instalação dos CMJ em todos os concelhos. Assim, e tendo também em conta que agora se chegou a um entendimento saudável com as câmaras municipais, a Concelhia de Viseu da JS espera que o executivo camarário tome as diligências necessárias à implementação do CMJ em Viseu.

A Concelhia de Viseu está totalmente disponível para colaborar e dar esse passo em frente no sentido de reforçar a intervenção e a actividade cívica dos jovens.

É preciso ouvir mais para decidir melhor, e os jovens têm direito a uma política que os permita assumir o papel de interlocutores junto do poder local instituído.

O próprio fortalecimento da democracia representativa passa também pelo papel que os jovens podem ter na sua comunidade, pelas responsabilidades que podem assumir, pelas decisões em que se podem envolver, pelas capacidades que desenvolvem e pela sua participação na vida associativa e política.

Sem comentários:

Enviar um comentário